quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Subtração, nunca! Multiplicação, sempre!

A noite de ontem foi muito interessante e me leva a reffletir por estes dias e creio que será caminho para meu retiro de sexta-feira. Primeiro quero dizer que fiquei feliz em receber a visita da Malvina. Para quem não a conhece, quero dizer que durante a vida de seminário conhcemos muitas pessoas e dentre elas estão aquelas que cuidam de nós, literalmente. A Malina cuidava da parte gastronômica de todos os seminaristas que iniciavam a sua jornada vocacional aqui e Taubaté, no antigo Convívio Vocacional Dehoniano. Sim, ela era nossa fabulosa cozinheira. Por cargas d'àgua eu era o despenseiro - ou dispenseiro. O que tem a ver visita desta mulher orante. Para se ter uma idéia da pessoa que nos veio visitar, ela foi uma das que trouxeram a Renovação Carismátca para Taubaté. E naquela época eu era hiper renovado. Hoje sou mais, mas naquela época era sem noção. Durante os cursos de noção ministrados pelos meus formadores fui fazendo a medida chegar ao ponto ideal.
A presença dela aqui chamou a atenção para aqueles que caminharam comigo durante estes anos todos de seminário. Ao todo devem ter sido uns 140, entre os que perseveram e os que encontraram caminhos diferentes, mas não menores que os nossos, ao contrário, muito maiores. E nas nossas contagens, daqueles que estavam conosco (éramos 28 no início da caminhada) apenas 04 (quatro) continuam firmes. Tomei um susto com os números e me perguntei: "porque somente nós quatro?". O que fiz para chegar até a teologia...?

Parece que tudo concorria para o "NÃO", mas estou aqui. Faltam apenas 3 anos e pouquissimos meses para minha ordenação e eu aqui. Como mexeudentro do meu coração essa contagem. Fiquei pensativo e estou ainda.

Na minha cabeça fica a interrogação: "o que será que Deus quer de mim nesta Congregação?". Não estou em crise vocacional. Mas é bonito pensar que estamos firmes e que viemos tão longe. Passamos questionamentos (eles permanecem), passamos saudades (elas também perseveram), passamos questões de saúde (nossa e de nossos familiares) porém aguentamos firmes as preocupações. Ixi, se fosse falar tudo o que passamos daria vontade de sair (rs), mas estou firme. Ou melhor, estamos firmes. Somos os últimos quatro vocacionados que vieram para Taubaé em 2002 e que agora estão de volta a mesma terra, na mesma casa, com muitos novos companheiros e que passaram a fase do tudo novo, bonito e cheio de novidades na vida religiosa. Agora tá todo mundo velho (eu com aparência de 25), alguns barrigudos (eu continuo sarado), mas em tudo isso felizes pelo chamado.

Olha, que mudança! Só penso que éramos 28 e agora somos apenas 04. Agora que faço teologia, tenho a leitura da presença de Deus em minha vida e a leitura que faço é que Deus tem um projeto para mim, e devo pemanecer firme. Gente, como sou fraco. Só Deus faz isso, ninguém mais. Não tenho como dizer que é graça. Chegar onde cheguei. Não sei como. Deus é fiel.

Há uma música da comunidade shalom que diz assim:

Com Tua mão, ó meu Senhor, seguro a minha.

Pois não me atrevo a um passo só, sem Teu amparo, sem Teu apoio.

E não darei.

Eu só iria fraquejar. Eu andaria a vacilar sem tua mão a me sustentar.

Mas se tua mão me segurar eu correrei até voar.

Subirei apoiado em ti.

E assim creio que cheguei até aqui. Meu coração se alegrou e percebeu sinais de Deus, como quem diz: estou contigo!

E hoje recebi um scrap no meu orkut que era uma oração. Como aquilo bateu em meu coraçào tão profundamente que até respirei fundo, não porque iria chorar, mas porque preencheu meu coração. Deixarei a oração logo acima para quem quiser pegá-la. Creio que é a realidade daqueles que deixam tudo que são para servir aquele que tudo é. E o nosso nada por vezes parace nada mesmo. Estou assim... um nada criativo que depende de Deus e que fornece matéria para Ele produzir sobre mim. Leiam a oração, principalmente você, vocacionado, e tenha em Deus a alegria de ser tudo o que tem que ser. Como projetos prontos em Deus, já temos tudo para dar certo. Creiam, se Ele está no comando, você chegará aos seus objetivos. Faça a sua parte, mesmo que pareça complicado e que não dará condições de ir até o fim. Faça. E Ele fará o que compete a Ele. Não permitam que o tempo atrapalhe seu dia. Aprenda que para Deus a eternidade é logo ali e que no fim o que Ele quer é seu coração.

Tenham todos um agradável dia.

Deus seja louvado.

Boas ondas.

Aloha.


PS: Deus não sabe o que fazer com nossas obras se não possuir nosso coração. (Pe. Dehon)

Um comentário:

Pedro Jr. disse...

É o sim dado a cada dia, a cada instante! A resposta é constante: "Sim senhor, eu ainda quero!" 'Vocação acertada, vida feliz', já dizia o escritor. Deus nos ajude. Conto com vc frati! Oremos um pelo outro, aliás, chumbo trocado não dói! rsrs..
Pedro Jr.