quinta-feira, 14 de maio de 2009

Caos, caótico, Cosmético.

Nestes dias, tenho tido tanta coisa para fazer que tenho visto o tempo como meu pior inimigo. O que me dá stress em ouvir o padre Marcial falando em chronos, kairós, caos (me identifico a medida do possível com esta realidade estudantil), chosmos. Sofrimento a parte, diga-se de passagem que tenho procuro viver um aspecto fundamental : a determinação.
Me determino a ser coerente, a buscar ser organizado, a buscar estar com o Senhor... e por aí vai.Chagará o dia em que a determinaçào será livre e inconsciente. Hoje ela está livre, "forçada" e consciente. Mas tenho prazer em fazer.Meu chronos está bem interessante: tempo não falta. Graças a Deus. Estudando, lendo, partilhando a vida. Buscando cumprir o que me é cabido ao mesmo tempo que procuro ser aquilo que sou. Importante: kairós diário. Ser determinado para minha pessoa é saber que o grande artífice junto com Deus, sou eu mesmo. Não existe outra pessoa que poderá ajudar - ou melhor - contribuir para o crescimento de vida, do que a própria pessoa a quem Deus deseja maturar.
Então determinei-me a buscar aquilo que deve ser buscado. Os acidentes de percursos para a nossa existencia, ou como diz Maturana (biólogo e filosofo da nova teoria do conhecimento) é "aquilo que nos perturba e que nos faz buscar nova estrutura, ao mesmo tempo que permanecemos quem somos, com identidade própria".
O kairós de nossas vidas está dentro do cotidiano, Deus não sai dele, pelo contrário, faz acontecer nele. O nosso chronos cheio de vida a nascer, porque constantemente se engravida da graça, nos remete ao cosmos, uma organizaçào que constantemente nos perturba, nos molesta e nos desorganiza. Isso é vida. Ainda bem que existe o caos. Como cresceríamos sem a possibilidade de transformar, de regenerar e de tocar a novidade que está para vir?
Graças, Senhor, pelo meu caos.

Caos educacional, estudantil, fraternal, comunitário, eclesial, liturgico, pessoal, e tantos e tantos que diariamente sofremos. Agradeço por todos os meus.
Obrigado pela possibilidade de transformar em chosmos, oportunidade de transformá-lo em kairós no meio do chronos. Agradeço porque tenho a chance, tenho a vida, tenho a existência para experimentar a sua força criadora diariamente...
Olha, Senhor, se não fosse meu caos, que sem graça seria a minha vida. Que bom, tudo tá em ordem. Tudo bagunçado organizadamente. Mudo todo dia, atravesso milhões de perturbações (leiam Humberto Maturana), realizo mil acoplações estruturais, e resignifico a minha história, a partir do meu e somente meu caos.
Obrigado, Senhor.
Pela primeira vez orei como um teólogo. De tudo isso, o que disse foi.
Obrigado, Senhor, pela minha vida. Obrigado porque me ajuda a superar as dificuldades com auxilio de Sua Graça. Obrigado por ter me chamado a vida. Obrigado, Senhor.

Boas ondas.
Aloha.

Nenhum comentário: