sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Liberdade para quê?

Bem, meu dia começou cedim, cedim... às 05:30 da manhã. Era dia de dar uma aula básica no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, aqui em Lavras (MG). A professora havia me pedido a tarefa de debater, discutir, argüir... seja lá qual palavra podemos usar nesta hora, com os alunos sobre o livre arbítrio e Vontade de Deus. Então eram 07:00 horas e estava eu na frente da escola aguardando a turma para este nosso encontro. Bem divertido, se não fosse o vento gelado que batia no rosto - bendita sinusite. Bateu o sinal, começamos a aula. Os alunos e eu, ainda no inicio do despertar, falávamos de tudo um pouco. Até a idéia central do que fui propor a eles. Livre arbítrio. Liberdade para optar entre o sim e o não. Liberdade para escolher entre o sim e o não. Ixi! Tanta coisas que apareceu por lá... que foi pano pra manga. Terminado a falação e a conclusão sobre o que é livre arbítrio, passamos para a vontade de Deus. E eles chegaram - sozinhos - a conclusão de que a vontade de Deus é que o ser humano volte-se para Ele e consiga, já aqui na Terra, alcançar a grandeza de uma vida feliz, sadia e com o necessário para sobreviver. Então, matamos dois coelhos com uma cajadada só. Primeiro: Deus não quer pessoas pobres e pessoas ricas. Segundo: Deus não faz distinção entre pobres e ricos. Mas a desigualdade social está na injustiça humana, existente desde o pecado, onde o ser humano passou a buscar as coisas para si mesmo e "desaprendeu" a partilhar. Adentramos em nossos guarda-roupas e fomos vasculhando tudo o que estava por lá que não estava sendo utilizado por nós e que poderia ser doado a outros... rsrsrsrs... as meninas entraram em pânico. Sem problema... com o tempo isso passa. Acho que vai ter natal feliz para muita gente nesta cidade. Ao menos se começarmos pelo segundo ano do ensino médio desta escola. Se der, coloco mais coisas que aconteceram comigo nestes dias.
Aloha.
Boas ondas... mesmo em Minas Gerais.

Um comentário:

dayse disse...

Ótimo texto para reflexão!
Se cada um de nós usasse a liberdade que temos para amar nosso próximo e doarmos mais de nós mesmos, tenho certeza que o mundo seria bem melhor.
Se Deus nos concede o dom da vida é para que possamos fazer o bem àqueles que nos rodeiam.
Devemos oferecer, àqueles que cruzam o nosso caminho, o melhor de nós...
Nossa vida deve refletir a luz de Cristo que brilha em nosso interior.
Abraços