segunda-feira, 30 de março de 2009

Diferente é a mão que pesa e mão que eleva.

Criatura em relação, estou aqui no meu blog novamente depois de tanto tempo sem escrever para vocês (se é que alguém está lendo!). Mas enfim, este é o meu espaço interativo para estar com aqueles que estão longe de mim e também para dar informações sobre minha pessoa, ou seja, este ser de relação. Tenho refletido muitas coisas sobre a vida, vocação e também acerca desta presença de Deus em minha vida. Creio que a teologia me deixa mais aberto a ver, questionar e principalmente a dar respostas concretas a este mistério insondável que é a vocação. Tenho aprendido com isso. A dar valor a vida, a aprender com a vida e teologar com a vida. No primeiro dia de aula, aprendemos que a Bíblia não foi escrita para nós, mas para o povo do antigo Israel. Mas que a História de Israel é a vida de um povo que soube, dentro de suas limitacões ir encontrando a Deus, uma vida vivida em encontros e percepções: "Nosso Deus é diferente daquele Deus", "o nosso Deus nos ajudou, está conosco. Aquele deus não está conosco". Parece percepção rudimentar de quem é fundamentalista, mas no fundo há algo que poucos conseguem perceber, pois é experiência pessoal de cada nação, cada povo. O que me diz hoje esses questionamentos e esses ensinamentos? Tenho refletido sobre isso. Tenho me pegado e me vendo experimentando Deus de forma tão acolhedora, tão afável que desejo dar uma resposta a Ele. Nesta hora é que faço a experiencia da pequenez, do servo que ama de alma e pouco em atitudes, mas ama. Deveríamos todos nós, ter essa visão de Deus e ver com os olhos de Deus. Não é assim. Chego a eterna conclusão que acolher o outro com aquilo que ele realmente é, faz a diferença na libertação de uma pessoa. Ela senti um pouco o que é o acolher no Amor. Todos tem suas lutas e dificuldades, mas vence a maior parte delas, aqueles que se percebem dentro de uma partilha de fraquezas e que nos tornam fortes nesta hora. Poder dizer, poder falar, poder expressar. Bem, essa é uma conclusão hiper pessoal, portanto, desconsidere a minha visão se você achar que está errada. Mas um questionamento vale refletir: porque pesamos tanto a mão de Deus sobre nossas cabeças, quando na verdade ela está sob nossos pés, nos apoiando?

A todos os vocacionados, sintam-se acolhidos para a caminhada.


A todos os meus amigos, meu fraterno abraço.


Aos irmãos, minha alegria.


Boas Ondas.


Aloha.

terça-feira, 24 de março de 2009

Vida de teólogo é tempo escasso

Tenho tido pouco entusiasmo para escrever no blog. Muito mais por conta do tempo, cansaço e muitos livros para ler. Além de resenhas para entregar, perguntas teológicas para responder e pastoral vocacional para me ocupar. Isso tem me tirado o tempinho que tenho para colocar na net minhas propostas "cibernéticas"para esse ano. Meu livro parou de vez... tô com meio capítulo pronto para postar, mas quero finalisar algumas passagens do personagem em questão.
Tenho me encantado com alguns apontamentos da teologia... não todos... poucos na verdade. Levo em consideração um único motivo: estou no primeiro semestre. Espero até o fim me encantar com essa ciência, assim como me encantei pela filosofia. Estou entando fazer um esforço, mas está difícil. Também estou querendo até o fim do semestre, lançar um outro blog sobre temas teológicos e um com meus poemas, mas não sei como faria.
Vou pensar num nome e numa forma de poder lançá-lo em meu orkut, msn e blogs amigos. Já está definido que na Semana Santa estarei em Lavras (MG) e Ibituruna. Terei que começar a preparar o sermão da procissão do encontro e da Sexta-Feira da Paixão. Será uma experiencia única e feliz para mim. Espero poder aproveitar este momento de graça que me é concedido. Vamos ver até onde vai dar essa história.
Não comentei antes, mas estou indo na academia, já faz mais de 20 dias. Tenho gostado. Lá é pequeno, mas eles atendem muito bem e tem acompanhamento personalizado e com personal de olho mesmo. Não dá nem para dar uma "roubadinha" na série, a Fabíola fica marcando em cima. Só tô meio cansado de ter treino A-B-C... demora muito para chegar até o próximo dia de treino, com isso eu não estou me animando muito em ficar levantando peso e nào servir para nada, pois não vou intensificar a série... Deus me livre... não tô aguentando nem com os que pego de vez em quando, ainda mais aumentar o peso. Fora de questão!
Amanhã teremos uma prova d eportuguês para avaliar nosso conhecimento da língua que falamos. Já decretei que, mesmo passando na prova farei as aulas, mafor a professora Adriana quem nos ensinará. Ela explica muito bem e não cansa... se for ela, mesmo com dez, eu farei aula. É uma vez por semana e à noite... tô dentro. Nunca é demais aprender e eu ainda tenho algumas dúvidas com relação a algumas situações em nossa escrita.
Livros, terminei apena um... o de História de Israel. Amanhã termino o do teológo Queiruga e começo o Fides et Ratio. Já respondi as questões do prof. Mariano. Vou começar a escrever minhas resenhas e começar as perguntas do prof. José Knob. Estou lendo Humberto Maturana e Varella, que estão me dando um show de aprendizagem para a vida. Estão me ensinando a aprender a aprender. Como eles mesmo dizem: "Vivemos na era da certeza". Depois do primeiro capítulo, me mostraram que nào temos certeza de nada.
Preciso ler algumas coisas sobre a Semana Santa em Minas Gerais. Preparar meu Sermão... kkkk... nunca pensei que um dia faria um Sermão, ainda mais numa festa tão importante. O pior é que odeio falar lendo... perco a naturalidade... oratória e retórica "ni mim". Escreverei ainda esta semana, preciso achar um livro sobre Maria, de Raniero Cantalamessa, me ajudará muito a pensar... AAAHHHH... eu acho que fiz o esquema desse livro... vou procurar e depois escrevo se o encontrei.
No mais, vou ficando por aqui... sem mar, sem onda, sem surfe... mesmo assim, meus queridos amigos...
Boas ondas.
Aloha.

domingo, 1 de março de 2009

Todos os dias

O dia está bem calmo e tranquilo. Ontem fiquei aprendendo a fazer o site, e depois vim para casa preparar a palestra de hoje. Só tive tempo de fazer o trabalho e agora me organizarei para o encontro da tarde. Até que houve algumas supresas... foi bom o dia de ontem! Mais a noite estarei na missa da paróquia, faremos um momento vocacional por lá... espero que dê certo.
Boas ondas.
Aloha.